Nascido em Milão no ano de 1891, ter participado da Primeira Guerra Mundial como Capitão e ter recebido medalha de bronze e a Cruz Militar, Gio Ponti se formou em arquitetura em 1921, montando com outros dois arquitetos um estúdio.

Quase 100 anos depois, Gio Ponti é tema da exposição “Tutto Ponti: Gio Ponti archi-designer” no Museu de Artes Decorativas de Paris. Trabalhando variavelmente com arquitetura, design industrial, cerâmica, móveis e iluminação, ele é dificilmente colocado dentro de uma classificação.

Com interiores ousados e coloridos, Ponti sempre chamou atenção por seus trabalhos e hoje em dia é cobiçado por colecionadores de todo o mundo. Em outubro do ano passado, a casa de leilão Phillips vendeu uma mesa de centro, criada em 1951m por 72.500 libras, o equivalente a aproximadamente R$ 340 mil.

Sua carreira versátil estabeleceu o tom da identidade italiana na arquitetura e em design modernos, e sua individualidade definiu a estética do momento. Tendo seu auge na década de 50, participou do projeto Torre Pirelli, marco da cidade de Milão.

Para quem não pode participar do leilão para obter uma peça original, a marca italiana Monteni&C reproduziu fielmente alguns dos móveis mais emblemáticos do designer.

Fonte: BBC News Brasil